As qualidades da fibra do bambu explicadas ao microscópio

A fibra de bambu tem muitos benefícios que outras fibras não têm. Aqui, analisamos cada um destes benefícios em comparação com o que as fibras de outros materiais populares oferecem.

Suavidade

A fibra de bambu é naturalmente macia, no núcleo da sua própria estrutura. A fibra de bambu é longa, lisa e arredondada. A fibra ao ser comprida significa que tem menos extremidades, o que é um factor importante na suavidade de qualquer material. As extremidades arredondadas das fibras de bambu é outra característica específica do bambu que o tornam mais macio, em oposição às extremidades rugosas ou pontiagudas de outros materiais.

Muitos outros materiais são feitos de fibras com fios mais ásperos. Estes fios têm arestas irregulares ao longo do seu comprimento e nas extremidades. As fibras são microscópicas, mas todos estes milhões de pontos desnivelados tornam um tecido tecido áspero. A fibra de bambu, sendo lisa e arredondada, faz com que a trama seja naturalmente muito mais macia.

Existem poucos outros materiais que sejam tão macios ou mesmo mais macios do que o bambu. Um destes materiais é a seda. A seda é conhecida como o material mais macio, com a sua textura absolutamente luxuosa. A seda, no entanto, é muito cara. O bambu é muito menos caro e pode proporcionar suavidade comparável, para não mencionar os seus outros benefícios, dos quais a seda não se pode gabar. Sendo tão macia, a fibra de bambu é ideal para aqueles com pele sensível. A sua suavidade significa que o tecido de bambu não irrita a pele como outros materiais com extremidades desniveladas são propensos a provocar. Em parte devido a esta estrutura não-irritante, o material de bambu é considerado hipoalergénico. A seda é também não irritante, mas falta-lhe a qualidade hipoalergénica que a fibra de bambu oferece naturalmente.


Imagem microscópica da fibra de bambu e de algodão

Imagem microscópica da fibra de algodão, linho e da lã

Respirabilidade e termorregulação

A fibra de bambu é naturalmente respirável devido à sua estrutura. Mais uma vez, os fios lisos não se prendem uns aos outros, o que causaria bloqueios nos micro intervalos do tecido. A fibra de bambu cai suavemente na sua trama, deixando estas micro bolsas de ar abertas para que o ar flua livremente.

A respirabilidade do material de bambu torna-o muito confortável, mesmo em climas quentes. As fibras permitem uma tecelagem que regula naturalmente a temperatura. Devido à sua respirabilidade, o fluxo de ar permite que a temperatura de um lado do tecido regule contra a temperatura do outro lado - ou seja, a temperatura do seu corpo e a temperatura do ar à sua volta. Devido a esta estrutura, o tecido de bambu também o ajuda a manter-se quente quando está frio no exterior. Isto pode não parecer lógico, mas é - aplica-se o mesmo princípio de termorregulação. A trama regula a temperatura entre o seu corpo e o ar, fazendo-o sentir-se mais quente quando está frio. Este nível de respirabilidade e termorregulação não é possível com algodão, cânhamo, lã ou tecidos sintéticos.


Absorção de humidade capilaridade

A fibra de bambu é naturalmente absorvente e afasta rapidamente a humidade - até quatro vezes mais depressa do que o algodão. As qualidades inatas da fibra de bambu conferem-lhe esta capacidade. A fibra de bambu é hidrófoba e hidrofílica, o que significa que é alternadamente atraída e repelida pela a água. Devido a isto, a força coesiva da água ao longo destas fibras faz com que as moléculas de água se atraiam umas às outras ao longo dos fios, que puxam a humidade para cima ao longo destes e afastam-na da pele. Quando a água ao atingir a superfície do tecido, evapora mais rapidamente, deixando a pele seca e fresca. Esta evaporação, que ocorre natural e constantemente, leva a humidade a viajar continuamente em direcção às superfícies de cada fibra de bambu.

O algodão e a maioria dos outros tecidos não têm tais propriedades de humidade - quando ficam molhados, permanecem molhados por muito mais tempo. A fibra de bambu mantém a humidade afastada para que o tecido não adira à pele, e seca rapidamente para que se sinta mais fresco e confortável quando em contacto com o tecido de bambu.

Conclusão

A suavidade da fibra de bambu é rivalizada apenas pelo mais luxuoso dos tecidos, a seda. No entanto, o toque escorregadio da seda faz com que não seja um tecido confortável para roupa de cama. Nenhum outro tecido, incluindo a seda, oferece a respirabilidade superior e as propriedades termorreguladoras do bambu. A capacidade natural de absorção e de absorção de humidade do bambu é também imbatível por qualquer dos tecidos utilizados para fazer os mesmos tipos de vestuário, roupa de cama e outros artigos.

Vê aqui os nossos produtos de bambu

Subscreva aqui a nossa newsletter e recebe todas as novidades em primeira mão, para além de ter descontos: SUBSCREVER AQUI 👈

Voltar para o blogue